VAT60 006: Dívidas técnicas, como pagá-las?

Você tem débitos ou dívidas técnicas?

O que fazer com as dívidas técnicas, como pagá-las? No futuro, o esforço para resolver a solução técnica (ou pagar a dívida) será maior, uma vez que o sistema estará mais complexo e novas demandas surgirão para o planejamento. 

Além disso, enquanto as dívidas não são pagas, o projeto e a empresa sofrem com ineficiência, contudo, dependendo dos tipos de dívidas, mais esforço é necessário para implementar funcionalidades nos sistemas.  

A dívidas técnicas, também conhecida como Débitos Tecnicos,  gera a necessidade de limpeza no código, como também a necessidade de ser mais disciplinado quando assumir uma grande dívida, ficando, por exemplo, bem parecida com suas dívidas financeiras, que inclusive tiram seu sono.

Todas as vezes que uma Squad aceita em conjunto assumir um dívida técnica, torna-se ainda mais importante manter o código completamente limpo. Caso contrário, a situação poderá piorar e quitar essa dívida pode se tornar um desafio quase impossível de realizar.

Sendo assim,  ter uma dívida técnica em um projeto é normalmente inevitável. Porém a chave está em ter certeza de que o time não está introduzindo dívidas desnecessárias e que contribuem sujando o código e ficando assim mais difíceis, ou até impossíveis de lidar.

E agora? suas dívidas técnicas, como pagá-las?

Convido você a ouvir e compartilhar mais um episódio do VAT60, que é lançado religiosamente toda última sexta-feira do mês.

É super importante saber o que você achou para que possamos continuar com esse trabalho. Por isso nos deixe um comentário com sua opinião.

HOSTS:

Leo Lopes: @leoradiofobia
Thiago Sampaio: @thiagonego_
Humberto Junior: @halencarjunior

LINKS:

Kubernet
Clean Code
Sandimetz
Work Effectively with legacy code 
Clean Architecture
Cross Cloud  
NGINX
Managing Technical Debt     

CONVIDADOS:

Yuri Teixeira: @YuriTeixeira
Gregório Melo: @Gregoriomelo
Rodrigo Rebouças: @Rodrigorebouças

E-MAILS:

Mande suas críticas, elogios, sugestões para contato@vat60.com.br

 

2 comments on VAT60 006: Dívidas técnicas, como pagá-las?

  1. Gregório Melo disse:

    Este é o site da Sandi Metz: https://www.sandimetz.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − dez =